EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6693
Tipo: Artigo
Título: PERCEPÇÃO DO HANDICAP AUDITIVO EM IDOSOS COM A UTILIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO HHIE
Autor(es): PAULA, Karla Pereira de
RAMOS, Silvia Regina Barreto
Resumo: A Presbiacusia diz respeito à perda auditiva associada ao envelhecimento, caracteriza-se por uma perda auditiva bilateral para as altas freqüências, diminuição na sensibilidade auditiva e redução na inteligibilidade de fala, comprometendo a comunicação do sujeito idoso, afetando sua qualidade de vida. Uma das maiores conseqüências decorrentes desta dificuldade na comunicação é o handicap auditivo, caracterizado por aspectos não auditivos que limitam o indivíduo no desempenho de seu papel na sociedade. O handicap auditivo pode ser observado antes e após a adaptação com AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) O handicap não poder ser avaliado somente por dados audiométricos, devido a isto, questionários de auto-avaliação estão sendo muito utilizados, visando aferir as reações psicossociais do idoso frente ao problema apresentado. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo caracterizar a percepção de idosos em relação ao handicap auditivo, visando ressaltar a importância da orientação no momento da adaptação do AASI. O levantamento dos dados será realizado através de anamnese em 30 indivíduos idosos encaminhados à clínica-escola de Fonoaudiologia pelos Postos de Saúde ao setor de Saúde Auditiva para diagnóstico e adaptação do AASI em convênio com o SUS. Os critérios para exclusão dos sujeitos será estabelecido pelos pacientes que não apresentarem queixa auditiva, que apresentam alterações neurológicas e otites médias, e que se comunicam através de língua de sinais. Posteriormente será realizada a aplicação do questionário HHIE (Hearing Handicap Investigation for the Elderly) constituído de 25 questões objetivas com a finalidade de obter informações quanto aos aspectos sociais/situacionais e emocionais da perda auditiva na população alvo. Após a discussão dos dados, espera-se caracterizar a percepção dos idosos em relação ao handicap auditivo de acordo com as variáveis sexo, idade, grau e tipo de perda auditiva, ressaltando a importância da orientação fonoaudiológica no momento da adaptação do AASI.
Palavras-chave: Handicap auditivo
HHIE
Presbiacusia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6693
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
karla_pereira_de_paula.pdf205.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.