EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6689
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DAS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA DE ALUNOS DE CURSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUAS CONSEQÜÊNCIAS SOCIAS E PROFISSIONAIS
Autor(es): SIMONATO, Karin Luciano Brizola
COLUCCI, Viviane
Resumo: Este artigo teve como propósito a percepção das dificuldades encontradas por alunos da educação profissional nas disciplinas específicas de dois cursos de nível técnico nas áreas de eletromecânica e refrigeração industrial, que utilizam como ferramenta a matemática do ensino médio. As dificuldades em algumas áreas da matemática foram constatadas no decorrer de uma pesquisa feita através de uma avaliação somativa nos alunos dos cursos citados da instituição de ensino Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, unidade de Toledo. As áreas da matemática a serem avaliadas foram identificadas através da publicação do Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM. Após serem avaliadas, tabularam-se os dados de acertos e erros e fez-se uma análise, juntamente com o plano de cada curso de nível técnico avaliado. Esse resquício de dificuldades matemáticas da educação básica afetará todo o desenvolvimento social e profissional desses alunos como se pode perceber nos níveis de evasão dos cursos citados, pois, não concluindo o curso de formação, as oportunidades profissionais tornam-se bastante limitadas.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6689
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
karin_luciano_brizola_simonato.pdf273.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.