EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6687
Tipo: Artigo
Título: EVOLUÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISARTRIA ESPÁSTICA: ESTUDO DE UM CASO
Autor(es): MACEDO, Julya
PAULO, Suelen Mologne Costa
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: A disartria, de um modo geral, refere-se a um grupo de desordens da fala, que seria o resultado de distúrbios no controle muscular dos mecanismos da fala. É ocasionada por uma lesão no Sistema Nervoso Central ou Periférico, que resulta em alterações na comunicação oral por conta de uma paralisia, fraqueza ou incoordenação da musculatura da fala. O presente estudo teve por objetivo descrever a evolução fonoaudiológica de um paciente com diagnóstico de disartria espástica. A pesquisa foi realizada com um sujeito do sexo masculino, com 33 anos de idade e com diagnóstico médico neurológico de disartria espástica à direita, causada por um traumatismo crânio-encefálico. Foi realizado planejamento terapêutico com enfoque fonoaudiológico. Ao final de três meses do início do processo terapêutico, observou-se aperfeiçoamento em todos os aspectos trabalhados, tais como postura corporal, aumento da tensão e mobilidade de língua, evolução significativa na força muscular e mobilidade dos lábios e aprimoramento da mímica facial espontânea e orientada; redução na tensão da musculatura facial, com diminuição da assimetria facial e melhora na inteligibilidade de fala. Conclui-se, portanto, que os resultados da presente pesquisa apontam para a importância da intervenção fonoaudiológica na área de Motricidade Orofacial em pacientes com disartria espástica, visto que há uma melhora significativa nas estruturas e funções do Sistema Estomatognático e, conseqüentemente, na qualidade de vida e comunicação dos pacientes.
Palavras-chave: Disartria espástica
Intervenção terapêutica
Fonoaudiologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6687
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
julya_macedo2.pdf39.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.