EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6686
Tipo: Artigo
Título: MAMADEIRA OU COPO? COMPORTAMENTOS DE LACTENTES DURANTE A ALIMENTAÇÃO
Autor(es): MACEDO, Julya
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: O presente estudo teve por objetivo caracterizar os comportamentos corporais e faciais de lactentes a termo e sem intercorrências durante aleitamento materno exclusivo, misto e artifical. Participaram três lactentes entre dois e três meses de idade, que foram divididos em: Bebê A - Bebê em aleitamento materno exclusivo, que foi alimentado por copo; Bebê B - Bebê em aleitamento misto, com suplementação de outro alimento por mamadeira e Bebê C - Bebê em aleitamento artificial, ou seja, oferecimento de outro alimento por mamadeira. Com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, as mães foram contatadas e a observação foi agendada para a filmagem da mamada. O bebê A não apresentou nenhum sinal de retraimento, o que pode destacar a superioridade do aleitamento exclusivo e a eficácia do copo como método alternativo. O bebê B apresentou respiração ofegante e dificuldade em manter o estado do alerta (sonolência) e o bebê C apresentou soluços, engasgos, regurgitação, respiração ofegante, tosse, contorções corporais e fuga do olhar. Ao interpretar esses sinais observou-se que a configuração, técnica e padrão de sucção corretos não ocorreram na mamadeira e isso limita o sucesso e a segurança da alimentação do bebê. O escape de leite também é uma variável a ser considerada, sendo que o bebê A apresentou um leve escape de leite unilateral, que pode ser justificado pela técnica do copo ter sido administrada pela primeira vez. O bebê B não apresentou nenhum escape de leite e o bebê C apresentou excessivo escape de leite bilateralmente, que pode ser justificado pela falta de vedamento labial durante a alimentação. Concluiu-se, portanto, que os resultados da presente pesquisa apontam para um melhor desempenho durante a alimentação por copo em todos os aspectos observados.
Palavras-chave: Comportamento alimentar
Lactentes
Métodos de alimentação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6686
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
julya_macedo1.pdf49.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.