EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6676
Tipo: Artigo de Evento
Título: DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES OBESOS E NÃO OBESOS: O EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR
Autor(es): SANTOS, Juliana Ewelin dos
PRATI, Sérgio Roberto Adriano
SANTIN, Marina
Resumo: Essa pesquisa quase experimental tem como objetivo do trabalho foi comparar os níveis de desempenho motor em adolescentes obesos e não obesos. A amostra foi composta por 25 adolescentes obesos voluntários (GO) com idades de 11 a 17 anos que apresentaram índice de massa corporal (IMC) maior que 25Kg/m2 . Para a amostra controle (GC) foram selecionados 102 estudantes na mesma faixa etária alunos de um colégio público de Maringá. Com variável de desempenho motor foi utilizado o teste de 12 minutos. O grupo experimental foi acompanhado durante 4 meses com exercícios aeróbicos para emagrecimento, exercícios de resistência e força muscular e exercícios de flexibilidade. As sessões de exercícios eram de 60 minutos, duas vezes por semana. Para análise dos dados utilizou-se o teste “t” de Student para amostra independente com nível de confiança de 95% e o pacote estatístico “Statística 3.0” para o cálculo dos dados. No início do trabalho os obesos apresentavam níveis insuficientes de desempenho motor e significativamente diferentes do que os não obesos. Após quatro meses de intervenção os adolescentes obesos obtiveram melhores resultados não apresentando mais diferença significativa entre os grupos.
Palavras-chave: Adolescentes
Desempenho motor
Exercício físico
Obesidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6676
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliana_ewelin_dos_santos2.pdf53.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.