EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6675
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTILO DE VIDA, FATORES DE RISCO E BALANÇO ENERGÉTICO EM ADOLESCENTES OBESOS
Autor(es): SANTOS, Juliana Ewelin dos
DADA, Rafaela Pilegi
PRATI, Sérgio Roberto Adriano
Resumo: O estilo de vida sedentário pode levar pessoas a graves conseqüências à saúde. Sendo a obesidade originada principalmente pelo balanço energético positivo (menor gasto e maior ingestão calórica) acredita-se que o estilo de vida sedentário esteja associado ao problema. Assim quando crianças e adolescentes apresentam estado de obesidade riscos maiores poderão se desenvolver ao longo da vida como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, assim como baixa auto-estima, depressão entre outros distúrbios psico-comportamentais. Dessa forma, a pesquisa tem o objetivo de analisar as características de estilo de vida, fatores de risco e balanço energético em adolescentes obesos. Os sujeitos da pesquisa serão voluntários participantes da Pesquisa Docente “Influência do exercício físico programado e da ingestão de nutrientes nos níveis de adiposidade de adolescentes obesos” realizada no CESUMAR. Poderão participar até 30 adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos que apresentarem níveis de IMC (índice de massa corporal) entre 25 e 30kg/m2 . Os sujeitos serão selecionados a partir de divulgação em meios de comunicação no município de Maringá. Para identificar estilo de vida será usado o instrumento Pentáculo do Bem-estar proposto por NAHAS, BARROS e FRANCHINI (2001) composto de 5 dimensões de estilo de vida. Os fatores de risco serão coletados após bateria de testes e entrevista com os adolescentes e seus pais sendo composto por histórico familiar de doenças, níveis de massa corporal e gordura corporal, pressão arterial em repouso, glicemia em jejum e lipídios sanguíneos. Por fim, para analisar características de balanço energético será utilizado o instrumento recordatório de atividades físicas de BOUCHARD et al (2003) e, como instrumento para análise de ingestão alimentar será utilizado o registro alimentar de 24horas durante 4 dias da semana. Os dados serão analisados através da estatística descritiva e correlação de Pearson. Acredita-se que serão identificadas associação entre fatores de risco, estilo de vida negativo e balanço energético positivo nos adolescentes.
Palavras-chave: Adolescêntes obesos
Balanço energético
Estilo de Vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6675
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliana_ewelin_dos_santos1.pdf30.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.