EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6671
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESTUDO NO CURSO DE DIREITO
Autor(es): BEDÊ, Judith Apda de Souza
Resumo: Abundam na mídia informações sobre o péssimo desempenho brasileiro nos testes internacionais de leitura. Também não faltam comentários sobre a proliferação de cursos de Direito com baixa qualidade. Nesta conjuntura, ressalta a questão da leitura, sempre muito preocupante. Os alunos pouco ou nada lêem e que, quando o fazem, restringem-se a um baixo nível de compreensão. Assim, o problema é o do resgate da leitura nos bancos universitários, a partir da vivência coletiva e da cosmovisão artística e interdisciplinar, posto que a leitura dialoga com diversas outras áreas do conhecimento. Para tanto, este projeto, posto em prática na disciplina de Comunicação e Investigação Científica, tem por escopo explorar questões relacionadas à leitura aliando-a à expressão oral, visando expansão e aprimoramento do conhecimento acadêmico. Os métodos utilizados são os mais comuns em pesquisa jurídica: o indutivo, o dialético e o sistêmico. Tal opção se deve à coleta dos dados resultante do teste de nivelamento aplicado pela instituição e na disciplina, Comunicação e Investigação Científica, ministrada aos acadêmicos do 1º ano de Direito. A parrtir da constatação dos problemas, partiu-se para a tentativa de saneamento com solicitações de leituras interessantes, produções escritas, proposição de pesquisas, debates e dramatizações, acompanhadas de aulas de teatro em período contrário. Um dos focos da disciplina é a formação mais completa do acadêmico,a formação em humanidades. Pretende-se dinamizar o processo de leitura com a conseqüente transformação do aluno em cidadão, em falante e em leitor da sua própria língua e da ciência jurídica.
Palavras-chave: Clássicos jurídicos
Direito
Leitura
Oralidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6671
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
judith_apda_de_souza_bede2.pdf46.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.