EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6668
Tipo: Artigo de Evento
Título: O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS
Autor(es): NASCIMENTO, João Paulo de Brito
BERNARDO, Denise Carneiro dos Reis
NAZARETH, Luíz Gustavo Camarano
CARVALHO, Luiz Fernando de
Resumo: Nos últimos anos, a preocupação com a qualidade do ensino contábil no Brasil tem despertado o interesse de pesquisadores e coordenadores de curso. Um dos temas destacados é a relação da interdisciplinaridade no ensino e com o desenvolvimento de pesquisa na área. A interdisciplinaridade pode ser considerada como meio de conseguir uma melhor formação geral, um modo de compreender e transformar o todo, suplantando a dicotomia ensino-pesquisa. Assim, a interdisciplinaridade apresenta-se de forma determinante no atual momento das Ciências Contábeis. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi conhecer as práticas de interdisciplinaridade nos cursos de Ciências Contábeis bem como o desenvolvimento de pesquisas na área contábil em Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com a aplicação de um questionário padrão. Os resultados demonstraram que, além da predominância de cursos noturnos e da forte inserção dos discentes no mercado de trabalho – um dos fatores limitantes ao desenvolvimento de pesquisas - as práticas interdisciplinares têm relação estreita com a atualização das grades curriculares e com as ofertas das disciplinas Controladoria e Contabilidade Internacional
Palavras-chave: Ensino contábil
Interdisciplinaridade
Pesquisa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6668
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
joao_paulo_de_brito_nascimento.pdf252.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.