EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6664
Tipo: Artigo de Evento
Título: A FORMAÇÃO DA FAMILIA DECORRENTE DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM DIFERENTES CLASSES SOCIAIS.
Autor(es): SOUZA, Adriana de
GESUALDO, Josiania
PEREZ, Mariana Kamia
BAHÚ, Moira Macedo
AGUIAR, Joana Ercília
Resumo: Este estudo teve como objetivo indicar as mudanças decorrentes, que influenciam a qualidade de vida dos adolescentes e suas perspectivas em relação a sua nova família. Participaram dois casais, de classes financeiras diferentes, de 14 a 20 anos, pertencentes a cidade de Floresta, situada ao norte do Paraná. Com objeto de estudo, foi utilizado a metodologia qualitativa, semi-estruturada para coletas dos depoimentos, as quais foram analisadas. Na analise foram identificados cinco resultados: A formação de uma nova família, responsabilidade financeira, as mudanças na família após a noticia, responsabilidade financeira, as mudanças na família após a noticia da gravidez; o casal tendo que buscar um alicerce financeiro, sendo que a mulher terá que trabalhar mudando o estilo de vida; um novo conceito de família. Após a analise dos resultados, conclui-se que a vivencia da gravidez pelo adolescente apesar de ter ocorrido sem planejamento transforma-se como uma experiência positiva, como a pesquisa foi em deferentes classes sociais foi possível observar conceito de formação de uma nova família em ambos os casais e as novas responsabilidades e pensamentos diferentes, devido às condições financeiras. Mas ambos expressaram grandes preocupações com o futuro, em especial em prover e manter a família. Tornase necessário o adolescente entender a formação e a importância da família, indiferente da classe social, e o jovem casal têm afetividade e participação na vida de seu filho, sabendo que para a formação de uma nova família ocorre uma mudança de vida e a busca por uma estabilidade financeira.
Palavras-chave: Diferentes classes sociais
Mudanças
Perspectiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6664
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
josiania_gesualdo.pdf43.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.