EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6654
Tipo: Artigo de Evento
Título: PATOLOGIA DO TEGUMENTO DE BOMBYX MORI FRENTE AO METARHIZIUM ANISOPLIAE
Autor(es): TAVARES, Jeronimo
RIBEIRO, Lucinéia de Fátima Chasko
TORQUATO, Edinéia Brambilla
BRANCALHÃO, Rose Meire Costa
Resumo: A sericicultura é uma fonte de renda para a agricultura familiar que gera recursos para muitos produtores, principalmente no estado do Paraná. Contudo ela vem sendo comprometida por diversos patógenos, entre estes, podemos destacar os fungo, como no caso de Metarhizium anisopliae, que é amplamente utilizado no controle biológico de insetos pragas, mas também pode infectar o B. mori. Assim, tendo em vista a importância de se realizarem estudos desta relação, o presente trabalho objetivou analisar a patologia do tegumento de larvas de B. mori de quinto ínstar submetidas à inoculação pelo M. anisopliae, uma vez que é a via de infecção deste fungo. Para isso, larvas foram inoculadas com o M. anisopliae procedendo-se a análise sintomatológica e o processamento histológico em diferentes tempos pósinoculação (d.p.i). As larvas mostraram-se susceptíveis a partir do segundo d.p.i., apresentando sintomas característicos de infecção por fungos: redução na alimentação e no tamanho do corpo do inseto. No tegumento surgiram lesões de coloração escura, ocorrendo também a formação de micélios que saíam via tegumento após a morte da larva. A análise do laminário evidenciou claramente a formação de um micélio que desorganiza o tegumento do inseto hospedeiro.
Palavras-chave: Bicho-da-seda
Metarhizium anisopliae
Patologia
Tegumento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6654
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jeronimo_tavares.pdf512.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.