EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6644
Tipo: Artigo de Evento
Título: DISCURSO PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS REGULATIVO E INSTRUCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autor(es): SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida
Resumo: O presente trabalho tem o propósito de relatar uma pesquisa-ação, na perspectiva etnográfica. Partindo das teorizações de Bernstein (1996) sobre a disposição e estruturação do discurso pedagógico, objetivou evidenciar, interpretar e analisar como uma professora organiza, estrutura e regula seu discurso na aula de Língua Inglesa. Os dados para esta investigação foram coletados em aulas de Língua Inglesa em uma 1ª. Série do Ensino Fundamental de uma escola particular. Como instrumentos e procedimentos metodológicos na coleta dos dados do discurso docente e suas implicações, foram utilizadas gravações em áudio, descrição do contexto e de sua produção em diários de campo da professora e notas de campo de uma observadora. Desta forma, este trabalho visa enfatizar o discurso do professor como insumo, condutor e regulador nas relações discursivas e, por conseguinte, interativas para o desenvolvimento da competência comunicativa na Língua Inglesa.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Língua inglesa
Discurso pedagógico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6644
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jakeline_aparecida_semechechem2.pdf238.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.