EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6639
Tipo: Artigo de Evento
Título: REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA POPULAR SOB A ÓTICA DE RICARDO ORTIZ
Autor(es): PEREIRA, Jacqueline
NUNES, Meire Lóde
SILVA, Graziella
DELCONTI, Wesley
Resumo: O grupo de Estudos em Dança - GeDan – o qual é composto por discentes, docentes e pessoas da comunidade, vem há vários anos desenvolvendo pesquisas a cerca da Dança enquanto elemento educacional. Porém a partir do ano de 2007, diante da complexidade dos temas pesquisados, deparou-se com a necessidade de uma divisão nas áreas de estudo, portanto atualmente, o grupo, apresenta-se com encaminhamento metodológico seguindo três linhas de estudo acerca da Dança: Dança na Contemporaneidade; Danças Acadêmicas e Cultura Corporal. A linha da Cultura corporal tem como foco principal estudar as manifestações da cultura popular brasileira em toda sua amplitude, em especial a dança e as demais manifestações que configuram a sua atuação na sociedade, como música, arte, artesanato, teatro, contos, cantigas de roda, entre outros. Neste primeiro momento, tem como objetivo estudar as reflexões acerca desta temática na perspectiva de Ricardo Ortiz. Para atingir este objetivo o grupo vem desenvolvendo leituras, análises e discussões semanalmente da obra Folclore e os Romancistas. Os Romancistas pode ser considerado uma poderosa corrente de idéias artísticas e literárias, que emerge no séc. XIX em associação com os movimentos nacionalistas europeus. Em oposição ao Iluminismo, caracterizado pelo elitismo, pela rejeição à tradição e pela ênfase na razão, os Romancistas valorizam a diferença e a particularidade, consagrando o povo como objeto de interesse intelectual. O povo, para os intelectuais românticos, é puro, simples, enraizado nas tradições e no solo de sua região. O indivíduo está dissolvido na comunidade. De acordo com o que foi estudado até o presente momento pudemos verificar que a Cultura popular sob a ótica deste autor esta relacionada diretamente com o processo histórico das manifestações das classes sociais em seus diversos segmentos. A importância desse estudo se dá justamente pela fundamentação teórica da Cultura Corporal que possibilitará a reflexão sobre a Dança no contexto da Cultura corporal brasileira.
Palavras-chave: Cultura popular
Dança
Ricardo Ortiz
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6639
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jacqueline_da_silva_nunes_pereira.pdf218.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.