EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6636
Tipo: Artigo de Evento
Título: AS RELAÇÕES DE PODER NO ÂMBITO FAMILIAR: UMA LEITURA DE CONTOS BRASILEIROS DO FINAL DO SÉCULO XIX ATÉ OS ANOS 80 DO SÉCULO XX
Autor(es): GIMENEZ, Izabel Cristina Souza
Resumo: O objetivo desta pesquisa é realizar a análise de contos brasileiros do final do século XIX até os anos 80 do século XX, com a intenção de verificar como são representadas e desconstruídas as relações de poder no âmbito familiar em contos que vão do Realismo ao Modernismo. O método utilizado será o sociológico observando como os fatos históricos e sociais, no texto literário, se transfiguram em forma estética. Para tanto, buscar-se-á respaldo teórico em Antônio Cândido, Alfredo Bosi, Fábio Lucas, Mikhail Bakhtin entre outros que, certamente, serão acrescentados no decorrer da pesquisa. Para a efetivação deste trabalho, buscar-se-á realizar, num primeiro momento, uma pesquisa acerca do conto como gênero literário; bem como contextualizar teoricamente o conto no Brasil, no período correspondente ao final do século XIX até os anos 80 do século XX. Entende-se ainda que para realizar um estudo acerca das relações de poder no âmbito familiar no conto brasileiro será necessário buscar respaldo em autores que estudaram as relações de poder no Brasil rural e urbano. Diante disso, serão pesquisados teóricos como Gilberto Freyre e Raimundo Faoro. Realizadas estas etapas, será feita a seleção dos contistas e contos a serem analisados. A análise procurará observar como são representadas as relações de poder na família , ou seja, da família patriarcal, o que se pode ver, por exemplo, em alguns contos de Machado de Assis. Por outro lado, verificar-se-á a desconstrução desse modelo familiar em contistas modernos, dos quais pode-se tomar como exemplo, a priori, Dalton Trevisan.
Palavras-chave: Contos brasileiros
Relações de poder
Família
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6636
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
izabel_cristina_souza_gimenez.pdf229.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.