Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6629
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | ESTUDO SOBRE A INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGÁ – PR |
Autor(es): | GRANADO, Ilario Eing VASCONCELOS, Fernanda Ferreti MARTINS JUNIOR, Joaquim Martins |
Resumo: | A escola hoje tem sido considerada uma empresa e o professor é visto como um funcionário que além de realizar suas tarefas pedagógicas deve realizar muitas outras funções, além de sua carga horária, Tais como, fazer trabalhos administrativos, planejar, reciclar-se, investigar, orientar alunos e atender as visitas de pais. Também deve organizar atividades extra-escolares, participar de reuniões de coordenação, seminários, conselhos de classe, efetuar processos de recuperação, preenchimento de relatórios bimestrais e individuais relativos às dificuldades de aprendizagem de alunos e, muitas vezes, cuidar do patrimônio, material, recreios e locais de refeições. A intensificação dos afazeres do professor tem lhe ocasionado conflitos, pois seu tempo para estudos e atualizações se encontra demasiadamente reduzido. Burnout é o termo utilizado para designar um sentimento crônico de desânimo, apatia e despersonalização. Esta síndrome é o resultado do estresse emocional incrementado na interação com outras pessoas.O presente trabalho tem por objetivo diagnosticar a presença, as causas, a incidência e o tratamento da Síndrome de Burnout em professores do CESUMAR. Para tanto, serão utilizados procedimentos descritivos cuja população será composta por professores de educação física, psicologia, nutrição, fisioterapia, ciências biológicas, pedagogia e enfermagem que atuam no CESUMAR, comporão o presente estudo uma amostra de aproximadamente setenta sujeitos, trinta e cinco de cada gênero, escolhidos. Após a seleção dos professores será aplicado um questionário, desenvolvido por Maslach e Jackson (1981) para identificar a síndrome de Burnout. Este questionário será aplicado inicialmente na primeira semana do mês de setembro e, posteriormente, na última semana de novembro. Espera-se ao final deste trabalho, que os resultados obtidos venham a contribuir para constatar a incidência da síndrome de Burnout em professores do Cesumar |
Palavras-chave: | Cesumar Professores universitários Síndrome de burnout |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6629 |
Data do documento: | 23-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ilario_eing_granado.pdf | 215.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.