EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6628
Tipo: Artigo de Evento
Título: LEVANTAMENTO DA ANUROFAUNA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PR
Autor(es): AFFONSO, Igor de Paiva
SILVA, Emanuel Giovani Cafofo
DELARIVA, Rosilene Luciana
Resumo: Os anuros constituem um grupo ecologicamente importante, entretanto, o conhecimento sobre o grupo ainda é escasso em determinadas regiões. Deste modo, o presente estudo teve por objetivo fazer um levantamento da anurofauna de Maringá (PR) onde estudos sobre as comunidades de anuros são praticamente inexistentes. Foram considerados os seguintes habitats: borda de mata ciliar, brejo, campo, mata ciliar, poça permanente, poça temporária e riacho. As amostragens foram realizadas entre os meses de agosto de 2005 e julho de 2006, com uso de procedimento ativo para o inventariamento, que consistiu em intercepção e captura através de visualização ou localização dos sons. Todas as coletas foram realizadas entre 18:00 e 24:00 horas, e em locais utilizados como áreas reprodutivas, como corpos de água e áreas próximas. Concomitantemente ao levantamento da anurofauna, foram obtidos dados de temperatura da água, do ar, e das posições geográficas dos locais amostrados. Verificou-se a ocorrência de 17 espécies distribuídas em 7 famílias, sendo: Bufonidae, Cycloramphidae, Leiuperidae, Microhylidae e Ranidae com apenas um representante cada, Leptodactylidae com 5, e Hylidae com 7 espécies. Esses dados corroboram com outros trabalhos que relatam a ocorrência dessas espécies em áreas de Floresta Estacional Semidecidual, característica do Norte do Paraná
Palavras-chave: Anuros
Inventário
Maringá
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6628
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
igor_de_paiva_affonso2.pdf341.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.