EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6625
Tipo: Artigo de Evento
Título: O TRATAMENTO FARMACOLÓGICO E PSICOTERAPÊUTICO NO TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR
Autor(es): SANTOS, Berenice Paula Gomes dos
REIS, Daisy Christina de Moura
YOSCHITAKI, Fernanda Mayumi
SILVA, Hellen Aguiar da
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
Resumo: O Transtorno de Humor Bipolar (THB) é uma doença considerada complexa, apresentando diversos quadros clínicos e modelos neurobiológicos envolvidos. No artigo, as autoras revisam aspectos importantes como as bases biológicas, o tratamento farmacológico e a psicoterapia no Transtorno de Humor Bipolar. O Transtorno de Humor Bipolar é considerado uma doença grave, incurável e vem acometendo 1,5% de homens e mulheres em todo o mundo. O objetivo deste artigo é identificar a eficácia e as implicações em que o tratamento farmacológico e a psicoterapia realizam na melhora do Transtorno de Humor Bipolar. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, por meio da pesquisa on-line, sites de busca como Google e Scielo, com artigos científicos revisados e originais e, em livros didáticos do ano de 2003 a 2007. Estabilizadores do Humor estão sendo utilizados como medicações eficazes no THB, dentre eles são reconhecidos o lítio, a carbamazepina e o ácido valpróico. A eficácia e as implicações no Transtorno de Humor Bipolar estão na necessidade de conciliar os tratamentos farmacológico com a psicoterapia, pois as abordagens psicoterapêuticas irão buscar o aumento na adesão ao tratamento, a redução dos sintomas residuais, a identificação dos primeiros sinais sindrômicos e a melhora na qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.
Palavras-chave: Estabilizadores do humor
Psicoterapia
Transtorno de humor bipolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6625
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hellen_aguiar_da_silva.pdf233.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.