01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/662
Tipo: Artigo
Título: Análise comparativa entre sistemas construtivos convencional e monolítico em painéis EPS para residências unifamiliares
Autor(es): TREVEJO, Hiago Henrique
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Anderson
Abstract: Com o crescimento da competitividade no setor da construção civil trazido pelo surgimento de inúmeras tecnologias construtivas e novos materiais, o mercado entendeu a necessidade de procurar sistemas mais eficientes que proporcionem melhores resultados em relação a produtividade, custos e qualidade. Partindo dessa premissa o trabalho tem como objetivo comparar o sistema convencional e o sistema monolítico em painéis EPS em relação as suas características técnicas e econômica, com intuito de verificar a viabilidade desse novo sistema. No desenvolvimento foram apresentadas as definições, os materiais utilizados, etapas construtivas e principais vantagens e desvantagens de cada sistema. Utilizando-se de revisões bibliográficas para levantamento de dados foi apresentado um quadro comparativo entre os dois sistemas para as mesmas características, onde pôde observar que o sistema monolítico em EPS se mostrou em geral mais eficiente que o convencional em relação a capacidade estrutural, logística, conforto do usuário, sustentabilidade e economia. Com os resultados obtidos, pôde se concluir que o sistema monolítico apresenta clara superioridade quando comparado ao sistema convencional, não só em relação aos seus custos finais, mas também em prazos reduzidos, melhores condições ambientais e qualidade de produto final, o que torna o sistema uma alternativa viável tanto tecnicamente quanto economicamente para utilização em construções unifamiliares.
Palavras-chave: Construção civil
Monolite
Alvenaria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/662
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso - TCC. Arquivo completo do artigo em PDF..pdfPDF3.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.