EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6619
Tipo: Artigo de Evento
Título: O BENEFÍCIO DO USO DE APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA EM INDIVÍDUOS ADULTOS
Autor(es): SILVA, Gislayne Claudino da
RAMOS, Silvia Regina Barreto
Resumo: Ao se deparar com a perda auditiva, o indivíduo deixa de perceber sons essenciais nas situações de vida diária. Com o uso do aparelho auditivo esses sons passam a ser perceptíveis. Os procedimentos de verificação não são suficientes para avaliar o sucesso da amplificação nas situações diárias de comunicação do usuário de aparelho de amplificação sonora. Os questionários de autoavaliação procuram fornecer aos profissionais informações complementares sobre o real benefício do aparelho auditivo e sua eficácia para o usuário nas diferentes situações do cotidiano. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo caracterizar o benefício obtido pelo uso do aparelho auditivo nas diversas situações de escuta utilizando-se do questionário de auto-avaliação APHAB (Abbreviated Profile of Hearing Aid Benefit). Participarão desta pesquisa 20 indivíduos de 30 a 60 anos (homens e mulheres), com graus e tipos de perda auditiva diferentes, que receberão AASI do SUS. Indivíduos que se comunicam por meio de língua de sinais ou que apresentam alterações neurológicas, não participarão desta pesquisa. Os materiais utilizados serão: anamnese contendo dados pessoais, prontuários dos sujeitos e o questionário APHAB, contendo perguntas objetivas. Será aplicado o questionário APHAB, composto de 24 perguntas pontuadas em quatro sub-escalas distintas, sendo utilizado a fim de obter dados quanto ao benefício fornecido pelo uso do aparelho auditivo. Os pacientes serão agrupados de acordo com as variáveis: idade, sexo, grau e tipo de perda auditivo para análise dos dados. Será feito à discussão dos resultados de acordo com a percepção de cada sujeito em relação ao benefício. Esperase verificar o benefício fornecido pelo aparelho auditivo em varias situações do cotidiano agrupando de acordo com as variáveis: sexo, idade, grau e tipo de perda auditiva.
Palavras-chave: AASI
APHAB
Benefício
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6619
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gislayne_claudino_da_silva.pdf213.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.