EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6617
Tipo: Artigo de Evento
Título: CUIDADORES DE IDOSOS DEPENDENTES: CARACTERÍSTICAS DE UMA REALIDADE OCULTA
Autor(es): SANTOS, Gislaine dos
GEREMIAS, Josiane Ferreira de Mello
QUEIROZ, Maria Ivoneide da Silva
AGUIAR, Joana Ercilia
Resumo: Com aumento da população idosa, existe um grande contingente de idosos dependentes. Na literatura gerontológica, dependência é definida como, incapacidade de uma pessoa em funcionar satisfatoriamente necessitando da ajuda de semelhante ou equipamentos, a dependência funcional é relacionada à incapacidade para realizar as atividades da vida diária (AVDs) .A maior parte dos cuidados a estes idosos é realizada pela própria família. No Brasil velhice com dependência ainda faz parte de uma face oculta da opinião pública e vem sendo mantida no âmbito familiar em domicílios ou asilos longe da visão e atenção a proteção social. (OBJETIVO) Caracterizar o processo do cuidado, de cuidadores familiares aos idosos dependentes, visando compreender este processo. (METODOLOGIA) Foram entrevistados 6 cuidadores familiares de idosos dependentes funcionais, das Unidades Básicas Cidade Alta e Zona Sul na Cidade de Maringá. Estudo descritivo exploratório, com abordagem metodológica qualitativa, por categorias. (RESULTADOS) Através dos relatos, foi possível verificar a prevalência de mulheres idosas como responsáveis pelos cuidados, e recebendo pouco auxilio de familiares. Muitos aprenderam a realizar os cuidados sozinhos ou empiricamente. Realizam os cuidados com o idoso em tempo integral, causando sobrecarga de afazeres. Os cuidadores passam por mudanças na rotina familiar, sofrendo limitações para realizar lazer, sair de casa e para cuidar da sua própria saúde com relatos de grandes conseqüências, como: sobrecarga, abnegação e isolamento social, comprometendo grandemente sua saúde.
Palavras-chave: Cuidadores
Dependência
Família
Idosos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6617
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gislaine_dos_santos.pdf235.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.