EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6601
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ÍNDIVIDUOS IDOSOS
Autor(es): MOLEIRO, Flávia Regina
BENNEMANN, Rose Mari
Resumo: O aumento da expectativa de vida acarretou aumento do número de idosos na população. O Brasil está passando por um processo de envelhecimento rápido e intenso. A evolução da população geriátrica brasileira crescerá 3,22 vezes até o ano de 2025, o número de indivíduos acima de 65 anos aumentará 8,9 vezes e acima de 80 anos, 15,6 vezes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o estado nutricional de indivíduos idosos. O presente estudo terá participação de idosas com idade igual ou superior a 60 anos, residentes do Asilo São Vicente de Paulo e do Asilo Lar dos Velhinhos. A avaliação do estado nutricional foi realizada através da antropometria, os dados foram analisados de forma quantitativa. Utilizou – se como referência valores apresentados por Menezes e Marucci (2005), estudo realizado em instituições para idosos na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Para a avaliação do risco para doença cardiovascular, foi utilizado o ponto de referência da OMS, pois não existe valores de referência para idosos. Os resultados obtidos através deste trabalho foram que as idosas de ambos asilos apresentaram excesso de peso e obesidade. A presença de idosas com massa muscular aumentada foi maior no Asilo São Vicente de Paulo do que as idosas do Asilo Lar dos Velhinhos. Os dados obtidos através da relação cintura quadril demonstraram que as idosas de ambos os asilos apresentam risco para doença cardiovascular, sendo este um dos fatores de risco para mortalidade.
Palavras-chave: Idoso
Sobrepeso
Obesidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6601
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavia_regina_moliero.pdf242.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.