EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6600
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTADO NUTRICIONAL E PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS EM IDOSOS ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ.
Autor(es): ZANETTI, Flávia Gilda
SERON, Vanessa Drieli
NOZAKI, Vanessa Taís
Resumo: A avaliação do estado nutricional do idoso é considerada complexa em razão da influência de uma série de fatores decorrente do passar dos anos, os quais devem ser investigados detalhadamente para que o diagnóstico nutricional seja preciso. O objetivo deste estudo foi analisar o índice de idosos com doenças nutricionais decorrentes ou não de seu estado nutricional. Foram coletados os dados de 194 idosos com idade entre 60 a 100 anos, sendo 155 do sexo feminino e 39 do sexo masculino, atendidos em uma clinica escola de Nutrição do município de Maringá, Paraná, através dos prontuários cedidos pela própria clínica. No estudo realizado notou-se que a maioria (40%) dos idosos atendidos nesta clinica nos anos de 2004 a 2006 apresentavam-se eutróficos, porém encontrou indivíduos com risco para desnutrição (2%) e com obesidade (9,7%) e também valores relevantes (39,6%) de idosos com sobrepeso principalmente no sexo feminino. Entre os indivíduos idosos com sobrepeso, 28 indivíduos apresentaram hipertensão arterial, 20 Diabetes Mellitus e 10 dislipidemias
Palavras-chave: Atendimento nutricional
Hipertensão arterial
Sobrepeso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6600
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavia_gilda_zanetti.pdf244.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.