EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6599
Tipo: Artigo de Evento
Título: DETECÇÃO DE Salmonella sp EM OVOS DE TIPO COLONIAL E CAIPIRA COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE ARAPONGAS - PR
Autor(es): SALVADOR, Flávia Cristina
SILVA, Joseane Balan da
SILVA, Paula Juliana da
Resumo: O ovo é um dos alimentos mais consumidos na mesa brasileira, fonte em triptofano e aminoácidos, precursores da serotonina uma substância associada à sensação de bem estar. Além disso, sua gema é rica em colina, vital para um bom funcionamento do cérebro. Porém este alimento tão consumido merece alguns cuidados durante seu preparo. O ovo pode ser contaminado durante a postura ou ovo posição da ave. Diversos fatores contribuem para esta contaminação, como o meio ambiente, temperatura e má cristalização da casca, devido à calcificação fazendo com que os poros favoreçam a entrada de microrganismos. Esta contaminação ocorre por patógenos, como é o caso da bactéria Salmonella sp, encontrada no trato intestinal de homens, aves e répteis. Esta bactéria penetra na casca, passa pela clara e se aloja na gema onde encontra proteínas e assim possui uma alta capacidade de reprodução. Os danos causados podem ser febre tifóide, febre paratifóide, gastroenterite, diarréia e outros. Para o tratamento podem ser utilizados antibióticos ou somente repouso e hidratação. Nesta pesquisa utilizaram-se ovos comerciais e caipiras, detectando além de Salmonella sp, a presença de Escherichia coli e Stapylococcus aureus. Concluiu-se que esta bactéria possui uma grande capacidade de invasão e, além disso, algumas práticas de higiene, controle de processamento e de armazenamento são essenciais para o consumo deste produto.
Palavras-chave: Bactéria
Contaminação
Gastroenterites
Infecção
Ovo
Salmonella
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6599
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavia_cristina_salvador2.pdf244.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.