EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6592
Tipo: Artigo de Evento
Título: ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE DE AQUISIÇÃO DE DADOS PARA ESPECTROSCOPIA FOTOACÚSTICA
Autor(es): FONSECA, Felipe Cecílio da
BENTO, Prof. Dr. Antônio Carlos
Resumo: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um software para ambiente Windows® em linguagem Delphi® para o experimento de espectroscopia de absorção fotoacústica, o qual deverá controlar equipamentos tais como amplificador Lock-in, modulador Chopper e motores de passo, com armazenamento dinâmico de dados. Para atingir tal objetivo, estudou-se Algoritmos e Estruturas de Dados junto ao Departamento de Informática. Através da análise dos manuais dos aparelhos e estudo dos programas já existentes para ambiente DOS® (em BASIC®), construiu-se vários programas para efetuar a comunicação com cada equipamento e testar suas respectivas funções. Entre eles está o Programa de Comunicação com o Lock-in via interface GPIB, o Programa de Controle do Motor de Passos do Monocromador via Porta Paralela e o Programa de Controle do Chopper via Lock-in. Por fim, desenvolveuse o software para a aquisição de espectro, sendo esse instalado no sistema de aquisição fotoacústica do GEFF.
Palavras-chave: Absorção óptica
Condutividade térmica
Espectroscopia fotoacústica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6592
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
felipe_cicilio_da_fonseca.pdf388.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.