EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6591
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTUDO POR ELEMENTOS FINITOS DA INTERAÇÃO FLUIDOESTRUTURAL NA ARTÉRIA DA CARÓTIDA DEVIDO AO FLUXO DE SANGUE
Autor(es): BERTELLI, Felipe
PARIONA, Moisés Meza
SALEM, Guilherme Anderson
Resumo: Neste trabalho, o estudo do fluxo sanguíneo e a interação fluido-estrutural entre o sangue e a artéria da carótida foram realizados através da simulação numérica por elementos finitos em 3D. Para isto foi utilizado o software comercial Ansys 11.0. Também, o comportamento não-Newtoniano do fluxo sanguíneo foi considerado, e o modelo Carreau representa este fenômeno. A turbulência também foi considerada no fluxo sanguíneo e esse fenômeno obedece ao modelo K-ε. Além disso, o sangue foi considerado com característica incompressível. Como condição de contorno para mecânica de fluidos foi considerado um pulso periódico do sangue gerado por uma sístole do coração. Para o estudo da interação fluido-etrutural entre o o sangue e a artéria como condição de contorno a pressão gerada pelo fluxo sanguíneo foi considerada. Como resultado, a variação da velocidade, pressão energia cinética turbulenta, tensão na artéria e deformação linear na artéria forma mostradas em forma qualitativa e quantitativa. O resultado deste trabalho mostrou-se similar ao encontrado na literatura
Palavras-chave: Artéria
Fluido-estrutural
Não-Newtoiano
Sangue
Simulação numérica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6591
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
felipe_bertilli.pdf347.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.