EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6588
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTUDO MACRO E MICROSCÓPICO DA FOSSA OVAL DE CORAÇÕES HUMANOS
Autor(es): VOLPATO, Fabricia Michelle
FUSO, Cynthia Caldeira
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo estudar macro e microscopicamente a fossa oval de corações humanos. Foram utilizados 23 corações conservados em formol a 10%, de indivíduos adultos de ambos os sexos e de diferentes raças. Para análise macroscópica foram verificadas a altura ventricular, o peso dos corações, o diâmetro, a morfologia e a permeabilidade das fossas. Para análise em microscopia de luz foram utilizados 10 corações, que foram submetidos à rotina histológica. Com a metodologia utilizada verificou-se que a fossa interatrial apresentava formato oval na maioria dos casos (78%). Dos 23 septos interatriais analisados 56,5% apresentaram permeabilidade, sendo que 43,5% eram impermeáveis. Os septos foram classificados como espessos em 61% dos casos e delgados em apenas 39%. Ao serem correlacionadas a permeabilidade dos septos delgados com a espessura os resultados revelaram uma fraca correlação, enquanto que nos septos espessos não houve correlação entre a espessura e a permeabilidade. As fossas ovais apresentaram uma média de 1,53cm. Para o peso cardíaco e altura ventricular a média foi de 306g e 94,82mm respectivamente. Foi também analisada a correlação entre as variáveis diâmetro, peso e altura ventricular, sendo que os resultados não revelaram correlação estatisticamente significantes. Através da análise histológica observou-se que a fossa oval era constituída por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas na face atrial direita e tecido muscular cardíaco na face atrial esquerda. Com os resultados desta pesquisa conclui-se que é alta a prevalência de fossas ovais permeáveis em indivíduos adultos.
Palavras-chave: Comunicação interatrial
Forame oval
Septo interatrial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6588
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabricia_michelle_volpato2.pdf231.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.