EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6587
Tipo: Artigo de Evento
Título: ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS COM DERRAME PLEURAL PARAPNEUMÔNICO
Autor(es): VOLPATO, Fabricia Michelle
KAIZER, Rosemayre Toscano Del Grossi
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar a atuação da fisioterapia respiratória no tratamento de crianças hospitalizadas com derrame pleural parapneumônico, visando a diminuição das suas complicações e conseqüentemente o tempo de internação. Foram submetidas ao estudo seis crianças sendo três do gênero feminino e três do gênero masculino, com idade média de três anos para as meninas e de um ano para os meninos, hospitalizadas. Todas as crianças foram avaliadas através de uma ficha de avaliação individual, juntamente com radiografia de tórax e hemograma completo. Em seguida receberam tratamento fisioterapêutico duas vezes ao dia no período de internação. O tratamento foi realizado por uma acadêmica de fisioterapia com supervisão, utilizando as seguintes técnicas: drenagem postural, percussão cubital, vibrocompressão torácica, estimulação costal, diafragmática e da tosse e tosse assistida. Observamos que o tempo de internação para meninos e meninas foi discrepante, entretanto o número de sessões de fisioterapia por dia foi similar, sendo que o grupo das meninas apresentou um período de internação mais curto, porém faz-se necessário uma amostragem maior para a análise dos benefícios da fisioterapia nesta população. Ao término do tratamento as crianças foram submetidas a uma reavaliação utilizando como base a radiografia de tórax e o hemograma completo.
Palavras-chave: Derrame pleural parapneumônico
Fisioterapia respiratória
Exames complementares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6587
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabricia_michelle_volpato1.pdf228.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.