Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6586
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | GÊNERO, SEXUALIDADE E MEIOS DE COMUNICAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA DESSES CONCEITOS NA EDUCAÇÃO |
Autor(es): | FRANÇA, Fabiane Freire CALSA, Geiva Carolina |
Resumo: | O artigo discute os conceitos de gênero e sexualidade e sua construção a partir do saber escolar e da mídia. Questiona-se o fato do público feminino pertencer a um grupo minoritário e que tem a construção cultural e social de sua sexualidade limitada: diferentes mídias utilizam a imagem do corpo feminino como mercadoria. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de compreender a articulação entre gênero, sexualidade e meios de comunicação para a realização de uma abordagem e leitura crítica das imagens presentes no cotidiano que conseqüentemente influenciam os âmbitos culturais e educacionais. Para responder a problematização do presente artigo foram selecionados dois exemplares da revista Capricho (editora Abril) e dois episódios do programa Malhação (Rede Globo), ambos escolhidos aleatoriamente com uma diferença de três anos de edição: 2004 e 2007. Os dados revelam que esses meios de comunicação ditam normas de identidade e comportamento em relação a esses conceitos. Sendo assim, a instituição escolar deve favorecer a conscientização dos jovens em relação aos conceitos e valores expressos pela mídia. |
Palavras-chave: | Educação Gênero Meios de comunicação Sexualidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6586 |
Data do documento: | 23-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fabiene_freire_franca.pdf | 228.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.