EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6580
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE ESTRATÉGICA DA PROMOÇÃO DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Autor(es): MAEDA, Erika
Resumo: Atualmente, graças ao constante desenvolvimento da ciência da nutrição, muito se discute em relação à influência direta da alimentação sobre a saúde do individuo. Isto porque o aparecimento de muitas doenças, sobretudo as Doenças Crônicas não-transmissíveis (DCNT) é crescente, visto que sua prevalência implica em um problema de saúde pública de âmbito mundial. A maior parte das DCNT possuem sua origem a partir de hábitos alimentares inadequados, muitas vezes determinados pelo estilo de vida, além de outros fatores, que com o passar do tempo tendem a culminar na manifestação destas doenças. Sendo assim, diante do atual contexto social e econômico em que a sociedade se configura, levando-se em consideração que as pessoas permanecem grande parte do seu dia útil em ambiente de trabalho, é importante analisar as práticas alimentares realizadas pelos funcionários nos intervalos de suas atividades profissionais. O presente trabalho propõe uma análise da existência de vantagens no investimento por parte das empresas, no sentido de proporcionar uma alimentação considerada saudável e balanceada a seus funcionários. O ambiente de trabalho deve ser reconhecido como local estratégico de promoção da saúde e alimentação saudável. Entre os objetivos do trabalho destaca-se a relação que se deseja traçar entre a alimentação e saúde do funcionário, bem como avaliar a existência reflexos nos níveis de produtividade, absenteísmo e satisfação. Para fins analíticos, a metodologia utilizada neste trabalho consiste no Estudo de Coorte envolvendo empresas de médio porte do seguimento de supermercados localizados na cidade de Maringá-PR. Para o estudo serão utilizadas a aplicação de Inquéritos alimentares entre eles o Recordatório 24 horas e Questionário de Freqüência Alimentar (QFA). Além disso, serão realizados análises qualitativas e quantitativas da alimentação oferecida pela empresa a seus colaboradores, assim como um monitoramento paralelo da saúde do funcionário com a introdução de uma alimentação saudável. Os principais resultados esperados são a identificação de possíveis vantagens dessa conduta empresarial quanto a oferta de alimentação saudável a seus funcionários, verificando a médio prazo, as condições de saúde e observar se tal medida acaba refletindo em significativa diminuição de despesas com saúde do trabalhador, além de analisar o que isso representa para as organizações que dispõe desse tipo de serviço à nível de mercado e responsabilidade social.
Palavras-chave: Alimentação saudável
Ambiente de trabalho
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6580
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
erika_maeda.pdf214.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.