01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
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Tipo: Artigo
Título: Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido com base nos fatores ecológicos, econômicos e de conservação.
Autor(es): CARVALHO, Michelle Aparecida Ferreira de
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Claudio de Souza
Abstract: O pavimento rodoviário brasileiro classifica-se, tradicionalmente, em dois tipos básicos: rígidos e flexíveis. O flexível caracteriza-se por não romper, é constituído principalmente de materiais betuminosos. Já o modelo de pavimentação rígida baseia-se na implementação de cimento como aglomerante hidráulico para interligação dos agregados envolvidos no concreto. Com base nas informações apresentadas, o artigo elaborado tem como objetivo estabelecer um diagnóstico que demonstre as vantagens na utilização dos pavimentos, apontando a melhor viabilidade quanto aos fatores de conservação do pavimento, economia (custo/benefício) e impacto ecológico. Os resultados obtidos demonstram vantagens evidentes no pavimento rígido em relação ao flexível nos três fatores analisados, tornando-o uma opção mais promissora. Conclui-se que a opção de pavimento rígido (concreto) é a mais viável por apresentar resistência superior ao pavimento flexível e menor necessidade de reparos e de movimentação de solo. O tempo de vida útil e a melhor visibilidade para os condutores, também são vantagens do pavimento rígido consideradas ao longo do artigo.
Palavras-chave: Pavimento
Fator Ecológico
Fator Econômico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/658
Data do documento: 12-Nov-2018
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