EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6578
Tipo: Artigo
Título: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA
Autor(es): LIMA, Emilene Aparecida de
DELALÍBERA, Edna Salete Radigonda
Resumo: O presente estudo teve como objetivo discutir como a disciplina de Educação Física no contexto da escola especial, pode contribuir no processo de socialização do portador de autismo a partir da utilização do método Sherbone. Fundamentou-se a análise primeiramente nos teóricos que estudaram e estudam o autismo, buscando através dos mesmos apreender as características e necessidades inerentes a esta população. De maneira bastante simplificada pode-se dizer que o autismo infantil é uma síndrome definida por alterações presentes desde tenra idade e que se caracteriza pela presença de desvios na linguagem, na comunicação, no comportamento e, principalmente, nas relações interpessoais. Neste sentido, buscou-se, além do conhecimento sobre a atuação da Educação Física junto à Educação Especial, investigar mais profundamente sobre a atuação deste profissional com as crianças autistas, com foco específico na utilização do método Sherbone, levantando dados a respeito de sua utilização e aplicação, que permitissem a análise e discussão desta metodologia, na medida em que se considera que ela pode trazer grandes benefícios ao portador do autismo quanto ao seu desenvolvimento social. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, a qual foi desenvolvida com base em materiais já elaborados, constituídos principalmente de livros e artigos científicos, tendo como método de análise o método dialético, visando trazer em suas discussões finais, engendradas pelos estudos efetuados, contribuições significativas aos diferentes profissionais que atuam junto a esta clientela, bem como propor que os currículos do curso de Educação Física incluam estes conteúdos, entendidos como essenciais, ao profissional desta área.
Palavras-chave: Autismo infantil
Educação física
Socialização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6578
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
emiliene_aparecida_de_lima.pdf229.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.