EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6577
Tipo: Artigo de Evento
Título: QVT NO CENTRO DE OPERAÇÕES DA POLÍCIA MILITAR DE LONDRINA
Autor(es): BRANGER, Emanuel Felipe Bussmann
Resumo: O termo “Qualidade de vida no trabalho” iniciou-se em meados da década de 60, mas se caracterizou apenas em 1980. Essa intenção de proporcionar uma qualidade de vida melhor no trabalho teve como objetivo a satisfação pessoal dos funcionários e à busca de um ser integral dentro das organizações. O tema Qualidade de vida no trabalho (QVT) tem sido tratado como um leque amplo e geralmente confuso. Suas condições são desde cuidados médicos estabelecidos pela legislação de saúde e segurança, até atividades voluntárias dos empregados e empregadores nas áreas de lazer, motivações entre outras. A implantação de uma melhor qualidade de vida no trabalho fez com que muitos dos mais freqüentes problemas do departamento de Recursos Humanos tivessem uma grande diminuição, como o afastamento de funcionários devido ao stress do trabalho com a conciliação de sua vida pessoal. Os objetivos gerais desse trabalho foi verificar dos funcionários do COPOM o conhecimento a respeito da qualidade de vida no trabalho e os objetivos específicos, foram identificar quais são os tipos de qualidade de vida a eles proporcionados e quais são seus anseios para essa melhora. O problema questionado foi como o ambiente organizacional afeta a percepção dos funcionários em relação a essa qualidade de vida no trabalho. A metodologia aplicada teve um objetivo exploratório onde os dados podem ser primários e secundários, através de uma pesquisa realizada. Por sua natureza de sondagem, não comporta hipóteses que poderão surgir durante a no final da pesquisa. O universo da amostra não é probabilístico, selecionando elementos pela facilidade de acesso a eles. A partir desta pesquisa é mostrada a percepção dos empregados do COPOM, a importância da avaliação do (QVT) para a formulação de estratégias que visem o crescimento da produtividade por meio do aumento do grau de satisfação dos empregados. Contudo, para alcançar tal objetivo, faz-se necessário realizar um diagnóstico geral da Polícia Militar, detectar as políticas, normas e procedimentos de Recursos Humanos adotados. A qualidade de vida no trabalho resulta em maior probabilidade de se obter qualidade de vida pessoal, social e familiar, embora sejam esferas diferentes e nelas se desempenhem papéis diferentes.
Palavras-chave: Copom
Polícia militar
Recursos humanos
Qvt
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6577
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
emanuel_felipe_brussmann_branger.pdf205.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.