01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/657
Tipo: Artigo
Título: Estudo de caso do processo de pintura em superfície de argamassa com aplicação de massa PVA com rolo de textura em Paredes internas da edificação
Autor(es): MELO, Edson Sobral de
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Claudio de Souza
Abstract: O presente trabalho demonstra um método alternativo para a aplicação e execução no processo de pintura; busca obter-se melhor desempenho e resultados aprazíveis, aliando-os ao rendimento e produtividade desejáveis a esta etapa. No decorrer do serviço descreve-se a história da pintura e os materiais utilizados, detalhando-os segundo suas características principais e respectivas composições químicas, sendo estes: os tipos de selador, de massas corridas, e das tintas utilizadas para o estudo; descrevendo detalhadamente como deve ser feita a aplicação de cada um dos materiais, o diferencial está na aplicação da massa corrida que será realizada com rolo de textura, avaliando e pontuando quais suas restrições e tipos de ferramentas. Concluindo-se por meio do estudo um significativo efeito vantajoso na técnica de aplicação com rolo de textura. O processo torna-se rápido e de melhor desempenho na execução, a superfície fica visivelmente compatível aos requisitos de qualidade, gera redução dos custos operacionais e possui maior extensão para sua manipulação em relação aos outros materiais que poderiam ser aplicados na superfície, como, granito e porcelanato.
Palavras-chave: Execução
Desempenho
Acabamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/657
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso - TCC. Arquivo completo do artigo em PDF..pdfPDF385.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.