EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6565
Tipo: Artigo de Evento
Título: ECOPEDAGIA E CONSICÊNCIA ECOLÓGICA: CAMINHOS PARA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Autor(es): TREMÉA, Elizângela
Resumo: O presente estudo, utilizando como pressuposto teórico os princípios básicos da ecologia, aborda algumas questões relacionadas à falta de consciência ecológica e sua interelação com os pressupostos éticos e a conduta humana em relação ao meio ambiente. Para discutirmos esta temática, temos que nos reportarmos ao ensino, isto é, a educação, pois se não temos a compreensão que o homem tem que preserva e conservar o meio ambiente marinho, terrestre e urbano, para as gerações atuais e futuras, se faz necessário a aplicação de uma nova faceta da educação, a ecopedagogia, objetivando a construção e o fortalecimento da cidadania, da autodeterminação dos povos e da solidariedade. O principal problema que enfrentamos é a falta de uma educação ambiental que vise alfabetizar, isto é, que construa valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências direcionadas para a conservação e preservação do meio ambiente. O escopo é demonstrar a vinculação entre a ética, a educação, o meio ambiente e a cidadania, bem como sua importância para preservação e conservação do meio ambiente atual e futuro, por meio da ecopedagogia. O método de abordagem utilizado é o fenomenológico e as técnicas de pesquisa são a bibliográfica, a documental e a legislativa, e ainda, englobam os artigos de revista e internet, além de vários outros meios e técnicas de pesquisa direta e indireta.
Palavras-chave: Consciência ecológica
Ecopedagogia
Ética
Meio ambiente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6565
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elizangela_tremea.pdf234.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.