EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6564
Tipo: Artigo de Evento
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO CAMPO: REVISANDO AS IMPLEMENTAÇÕES DO SISTEMA NACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES – 2ª ETAPA
Autor(es): SANTOS, Elisete Cristina Gonçalves dos
SILVA, Irizelda Martins de Souza e
Resumo: O Projeto de Iniciação Cientifica Políticas Públicas para a Educação no Campo: revisando as implementações do sistema nacional para a formação de educadores tem como objetivo atualizar informações sobre o ensino e, concomitantemente, organizar fontes documentais, para análises posteriores, das implantações estaduais de políticas públicas para a educação do campo até o ano de 2004. O Projeto tem como objeto de investigação documentos oficiais das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, por meio dos quais tentamos buscar dados reais sobre as políticas públicas para a educação no campo, revisando, deste modo, as implementações do Sistema Nacional para a década da Educação (1997/2007), executada até 2004. O levantamento documental é realizado por meio da internet, acessando páginas das Secretarias Estaduais de Educação (BRASIL, 2007) sobre a educação do e no campo e formação de seus professores. Para tanto, montou - se um questionário constituído de perguntas relacionadas às garantias deensino ofertadas pelas Secretarias Estaduais de Educação, desde a educação rural, indígena, até a existência de escolas agrícolas e a valorização dos profissionais da educação. Os dados parciais da pesquisa apontam a necessidade de implementações do sistema nacional para a educação no campo, identificando o modo próprio de vida social e a utilização do espaço geopolítico, delimitando o que é rural e urbano, mas sem perder de vista o nacional.
Palavras-chave: Educação no e do campo
Formação de educadores
Políticas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6564
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elisete_cristina_goncalves_dos_santos.pdf236.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.