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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6560
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL |
Autor(es): | SILVA, Elaine Ribeiro a IRIYODA, Luciane dos Santos |
Resumo: | Este projeto propõe uma pesquisa qualitativa relativa a um estudo de caso, os sujeitos pesquisados serão alunos de ensino fundamental e um professor de língua portuguesa. O objetivo geral é refletir sobre o ensino da literatura para estudantes surdos-mudos, de modo a verificar, como a escola brasileira está ou não preparada, para receber, ensinar e incentivar os alunos surdos a leitura de textos literários, uma vez que pretendemos ressaltar a complexidade da língua e literatura portuguesa sob a perspectiva destes alunos. Os objetivos específicos são: comparar o currículo escolar às práticas de leitura literária realizadas em classe; descrever as aulas e a recepção dos alunos relativos a um livro literário em específico, verificar se os alunos têm conhecimento e, se na prática realizam todo processo de leiturização, tendo como auxilio a mediação do professor de português (literatura). A metodologia a ser utilizada para desenvolvimento desse projeto inclui a realização de leituras teóricas sobre surdez e ensino de literatura infanto-juvenil e observações em sala de aula. Para coleta de dados e informações, serão elaborados questionários para entrevista com o professor relativo à aula assistida e para alunos, a respeito da aula de literatura. Como resultado, espera-se que, embora o currículo escolar seja vago quanto à literatura, a aula seja baseada em teorias atuais e que a adaptação aconteça por conta da experiência do professor, pois ao mediar um aluno surdo na leitura de um livro, de forma que este interaja com o texto, o professor desenvolve neste, criticidade, abstração, criatividade, expansão vocabular e, entre outros benefícios, no caso do aluno surdo, em especial, aperfeiçoamento na decodificação e decifração de signos gráficos; habilidade que quando sobre domínio de um aluno surdo, este vem a estar apto a se comunicar com falantes de quaisquer outros dialetos da língua portuguesa, através da escrita. Quanto aos alunos, é provável que apreciem literatura e realizem leituras extra-escolares. Diante desses resultados previstos, visualiza-se a necessidade de estudos teóricos relativos ao ensino de literatura para surdos-mudos, além de instituições e profissionais especializados no assunto. |
Palavras-chave: | Ensino de literatura Estudante surdo-mudo Inclusão social |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6560 |
Data do documento: | 23-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007) |
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