EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6560
Tipo: Artigo
Título: O DEFICIENTE AUDITIVO E A INTERAÇÃO COM O TEXTO, MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): SILVA, Elaine Ribeiro a
IRIYODA, Luciane dos Santos
Resumo: Este projeto propõe uma pesquisa qualitativa relativa a um estudo de caso, os sujeitos pesquisados serão alunos de ensino fundamental e um professor de língua portuguesa. O objetivo geral é refletir sobre o ensino da literatura para estudantes surdos-mudos, de modo a verificar, como a escola brasileira está ou não preparada, para receber, ensinar e incentivar os alunos surdos a leitura de textos literários, uma vez que pretendemos ressaltar a complexidade da língua e literatura portuguesa sob a perspectiva destes alunos. Os objetivos específicos são: comparar o currículo escolar às práticas de leitura literária realizadas em classe; descrever as aulas e a recepção dos alunos relativos a um livro literário em específico, verificar se os alunos têm conhecimento e, se na prática realizam todo processo de leiturização, tendo como auxilio a mediação do professor de português (literatura). A metodologia a ser utilizada para desenvolvimento desse projeto inclui a realização de leituras teóricas sobre surdez e ensino de literatura infanto-juvenil e observações em sala de aula. Para coleta de dados e informações, serão elaborados questionários para entrevista com o professor relativo à aula assistida e para alunos, a respeito da aula de literatura. Como resultado, espera-se que, embora o currículo escolar seja vago quanto à literatura, a aula seja baseada em teorias atuais e que a adaptação aconteça por conta da experiência do professor, pois ao mediar um aluno surdo na leitura de um livro, de forma que este interaja com o texto, o professor desenvolve neste, criticidade, abstração, criatividade, expansão vocabular e, entre outros benefícios, no caso do aluno surdo, em especial, aperfeiçoamento na decodificação e decifração de signos gráficos; habilidade que quando sobre domínio de um aluno surdo, este vem a estar apto a se comunicar com falantes de quaisquer outros dialetos da língua portuguesa, através da escrita. Quanto aos alunos, é provável que apreciem literatura e realizem leituras extra-escolares. Diante desses resultados previstos, visualiza-se a necessidade de estudos teóricos relativos ao ensino de literatura para surdos-mudos, além de instituições e profissionais especializados no assunto.
Palavras-chave: Ensino de literatura
Estudante surdo-mudo
Inclusão social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6560
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eliane_ribeiro_da_silva.pdf214.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.