EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6559
Tipo: Artigo de Evento
Título: O PAPEL DO HOMEM NA AMAMENTAÇÃO: ENFOQUE FONOAUDIOLÓGICO
Autor(es): MOTA, Elaine
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: Considerando-se o importante papel social do homem, mais especificamente do pai no início e manutenção do aleitamento materno, bem como o desconhecimento dos mesmos sobre a importância de suas atitudes durante este período, optou-se por realizar uma pesquisa com objetivo de caracterizar os conhecimentos e concepções sobre a amamentação e participação de homens no aleitamento materno, a fim de informá-los sobre a importância de seu papel neste processo. Para a realização da pesquisa participarão sujeitos do sexo masculino, de todas as faixas etárias, sendo que aproximadamente 250 sujeitos serão convidados a participar do estudo e a amostra final consistirá de todos os homens que fornecerem seu consentimento. Os homens serão divididos em dois grupos: Grupo A: sujeitos que não possuem filhos e Grupo B: sujeitos que já são pais. O estudo será desenvolvido com funcionários do sexo masculino, excluindo-se os docentes, de um Centro Universitário localizado no norte do Paraná. Com base na revisão bibliográfica, será elaborado um questionário auto-aplicado, estruturado, contendo perguntas objetivas e de múltipla escolha, que serão entregues ao encarregado de cada setor para distribuição a todos os funcionários. As respostas serão classificadas entre homens que já são pais e aqueles que ainda não possuem descendentes e proceder-se-á, então, ao cruzamento das informações. Finalmente, será elaborado e distribuído um manual de orientações, contendo informações básicas a respeito do aleitamento materno e do papel do pai neste período, a fim de divulgar essas informações para que os homens tenham consciência da importância de sua participação. Espera-se, através da análise dos resultados da pesquisa, que os homens não tenham consciência da importância de seu papel no aleitamento materno, devido ao fato de o papel da mulher, socialmente aceito, é de gerar e nutrir o bebê, enquanto o homem apresenta papel secundário, apenas na provisão de condições financeiras.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Pai
Apoio social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6559
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eliane_mota.pdf215.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.