EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6550
Tipo: Artigo de Evento
Título: EPICURO, A FILOSOFIA E OS REMÉDIOS DA ALMA
Autor(es): VALIM, Diogo Assunção
BORDIN, Reginaldo Aliçandro
Resumo: O presente projeto objetiva estudar a proposta de educação na doutrina filosófica de Epicuro (341 a.C. – 270 a.C.). Esse filósofo nasceu e cresceu numa Grécia conquistada e, por isso, presenciou a dissolução das cidades-Estado e dos seus ideais políticos, éticos e ideológicos. Sua proposta filosófica procurou estar em sintonia com as necessidades de seu tempo. Ante a crise econômica, política e das escolas de Platão e Aristóteles, Epicuro buscou no seu íntimo os novos conteúdos morais e as metas pelas quais queria viver, descobrindo assim o ideal de indivíduo. A filosofia se converteu na busca pelo prazer, que é a ausência de dor e sofrimento, causados pelo medo e pela superstição. Epicuro recomendava o controle dos vícios por meio da meditação filosófica e da busca pelo comedimento. Ao conceber a convivência política como fonte do desconforto humano, propôs ao indivíduo o afastamento da vida urbana para buscar a tranqüilidade de espírito numa vida íntima e pessoal. A fazê-lo, Epicuro introduziu uma nova proposta de homem e de sociedade que passava pela filosofia, compreendendo-a como o remédio da alma.
Palavras-chave: Epicuro
Educação
Filosofia clássica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6550
Data do documento: 23-Set-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diofo_assuncao_valim2.pdf224.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.