EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6549
Tipo: Artigo de Evento
Título: EPICURO: A ÉTICA E O PRAZER, OS CAMINHOS DA FELICIDADE
Autor(es): VALIM, Diogo Assunção
BORDIN, Reginaldo Aliçandro
Resumo: O projeto de pesquisa objetiva compreender a ética proposta por Epicuro(341 a.C. – 270 a.C.). Além disso, busca estudar o papel da educação ética e filosófica na formação do grego. Motivado pela decadência econômica, política e moral dos gregos, Epicuro propôs, em sua doutrina, a meditação filosófica como meio de alcançar a felicidade e o prazer. Por prazer Epicuro entendia a ausência de sofrimentos e dor, provocados pela conturbada vida política. Afirmando que o homem deveria buscar o prazer, Epicuro apontou os caminhos para alcançá-lo: eliminar a expectativa, procurar a moderação e afastar todo desejo considerado incômodo. Assim, a filosofia ganhou um novo papel: converteu-se no remédio para os males do corpo e da alma, remédios que o homem deveria alcançar na sua condição mais íntima. Diferente das filosofias de seu tempo, procurou na condição individual do homem, os referenciais éticos que acreditava correto como tentativa de superar as crises de sua época. O trabalho terá como norte o resgate da noção de ética para Epicuro, a partir da leitura e análise de seus textos. Tendo em vista que foi escrito em um contexto social e político determinado, o trabalho levará em conta suas tendências ideológicas, uma vez que expressa o modo como os homens de uma época, de um modo de produção determinado, concebem suas relações com o mundo ou entre os próprios homens. Caberá fazer um cotejamento de suas idéias filosóficas, procurando refletir seus textos em busca das concepções sobre o homem, a educação, a moral, ética e filosofia, vinculada com as transformações sociais de sua época. Com esse estudo espera-se a compreensão do pensamento ético de Epicuro, visto os fins de sua filosofia: a formação moral do homem. Nesse caso, o resultado desejado é o entendimento da importância da educação no cumprimento de suas finalidades: atender as exigências materiais e espirituais do homem na Grécia antiga. Além disso, espera-se que o acadêmico domine os instrumentos de pesquisa, leitura e escrita de textos científicos.
Palavras-chave: Epicuro
Educação
Filosofia antiga
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6549
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diofo_assuncao_valim1.pdf205.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.