EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6546
Tipo: Artigo de Evento
Título: SERVIÇO SOCIAL: EM BUSCA DE UM ESPAÇO NO PSF
Autor(es): MORESCHI, Denise Gama
BRITO, Ana Aparecida de
OLIVEIRA, Sueli de
CALAZANS, Cristiane Muller
Resumo: O presente trabalho é fruto de reflexão na Disciplina de ética Profissional do Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Maringá. Teve como objetivo, verificar a importância da ação interdisciplinar no Programa Saúde da Família – PSF, socializar a discussão sobre essa temática com os profissionais como um dos conceitos fundamentais para consolidação de ações da política de saúde, especialmente no PSF, bem como a importância do profissional de serviço social neste contexto. Na execução deste trabalho, foi realizada revisão bibliográfica sobre a temática interdisciplinaridade e PSF, observações do trabalho e entrevistas junto aos profissionais da equipe, visitas à Unidade de Saúde.Os dados sobre as condições de vida e de saúde são obtidos por meio de fichas de cadastro, que contêm os dados de toda a família visitada. Observamos que há uma discussão entre os profissionais da equipe sobre as situações levantadas na comunidade, demonstrando a relação interdisciplinar. Com essa atuação do PSF no NIS – Quebec, a equipe relatou que ocorreu uma melhoria na qualidade de vida dos usuários e sua família. O assistente social vislumbra os hábitos, a forma de relacionamento familiar entre si e com a comunidade com uma visão de integralidade. A saúde não é uma questão exclusiva de nenhuma profissão, uma vez que o processo saúde x doença é desencadeado por multifatores como: sociais, emocionais, econômicos. Destaca-se assim a importância da atuação do assistente social dentro desse programa com ênfase nas atividades desenvolvidas nos projetos sócio-educativos.
Palavras-chave: Serviço social
Programa saúde da família
Interdisciplinaridade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6546
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
denise_gama_moreschi.pdf237.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.