EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6545
Tipo: Artigo
Título: CARNEIRO HIDRAÚLICO COM GARRAFA PET
Autor(es): CARARO, Denis Cesar
DAMASCENO, Flavio A.
GRIFFANTE, Greta
ALVARENGA, Lívia A.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar um carneiro hidráulico construído com conexões roscáveis de PVC roscáveis e metálicas e garrafa de polietileno tereftálico (PET). O estudo foi realizado no Laboratório de Hidráulica da Universidade Federal de Lavras, MG. Testaram-se tamanhos de câmaras de ar (0,6 e 2,5 L), diâmetros de furos da tampa da garrafa (5, 15 e 25 mm), tipos de garrafa plástica (descartável de guaraná e descartável e retornável de refrigerante de cola), e posições da válvula de escape (vertical e horizontal), a diferentes pressões de recalque (48,39 a 483,92 kPa), a cada 48,39 kPa. O desnível do reservatório de alimentação ao carneiro hidráulico foi mantido constante a 4,36 m. Os resultados indicaram que a combinação de características construtivas que possibilitam melhor rendimento, maior vazão recalcada, menor vazão de alimentação e menor desperdício, foi o uso de garrafa PET descartável ou retornável com capacidade de 0,6 L, válvula de escape na horizontal e tamanho de furo de 25 mm na tampa da garrafa
Palavras-chave: Avaliação hidráulica
Golpe de aríete
Garrafa descartável
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6545
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
demis_cesar_cararo.pdf319.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.