EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6542
Tipo: Artigo de Evento
Título: COMPORTAMENTO ELÁSTICO DE LAJES CONFECCIONADAS COM PAINÉIS MISTOS DE ORIENTED STRAND BOARD (OSB) E POLIESTILENO
Autor(es): PAIVA, Debora Vieira
PAGLIOSA, Angieli
ARAUJO, Mauro José de Souza
Resumo: Na evolução da construção civil surgem materiais e sistemas inovadores na tentativa de facilitar o ato de construir e a confecção de habitações mais econômicas. Nesse contexto entram em cena os painéis produzidos a partir de madeiras industrializadas, reflorestadas e de baixo custo. Que além de resistente pode não só reduzir os custos da obra, mas também gerar empregos, e representar uma nova opção estética e estrutural para engenheiros e arquitetos. A finalidade desta pesquisa é determinar qual a maior dimensão que este sistema misto de laje pode resistir, considerando seu comportamento elástico-flecha-, quando submetidas a cargas constantes de carregamento. O procedimento foi basicamente em campo, baseado em experimentos e observações. Os testes e ensaios foram descritos e apresentados ao longo da pesquisa, sempre de acordo com as normas da ABNT. Os resultados da pesquisa mostram que a confecção de lajes no Sistema Sanduíche, OSB + EPS apresentou estabilidade, resistência, economia e rapidez de execução. Esses resultados podem ser observados no decorrer da pesquisa.
Palavras-chave: Laje
OSB
Resistência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6542
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
debora_vieira_paiva.pdf248.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.