EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6541
Tipo: Artigo de Evento
Título: PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS: FERRAMENTA DE SUPORTE A CONTABILIDADE
Autor(es): BELIZÁRIO, Dayse Christine
PASCHOAL, Rafael Catarino
BERNER, Carlos Vicente
Resumo: Em meio à contabilidade e suas inúmeras operações, os procedimentos contábeis são de grande importância, pois, são as bases para todas essas operações. Os procedimentos contábeis, quando seguido o plano de contas, facilitam a atuação do contador dando-lhe agilidade e segurança nas informações, essas que serão apresentadas aos clientes e usuários das informações contábeis, através de seus mecanismos como conta, usada para reunir os fatos de mesma natureza. Os lançamentos fazem as definições de valores através débitos e créditos. A razão ou mais conhecidos como razonetes que apuram os saldos das contas. Tudo isso obedecendo ao método das partidas dobradas apresentado por Luca Paciolli. Para sua organização temos o balancete de verificação que evidencia o movimento das contas no período contábil, que pode varia de acordo com as necessidades dos clientes. A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) onde são evidenciadas as contas de resultado e o Balanço Patrimonial que abriga as contas de patrimônio e seus saldos, que servem de norteio para os clientes de como está à situação das empresas. A contabilidade forma um ciclo que se seguido corretamente com a ética que os profissionais contabilistas devem transparecer, os resultados tendem a serem os melhores para contador e seus clientes proporcionando informações claras e objetivas para as tomadas de decisões das empresas.
Palavras-chave: Demonstrações contábeis
Mensuração
Usuários da contabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6541
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dayse_hristine_belizario.pdf244.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.