EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6540
Tipo: Artigo de Evento
Título: O DISCURSSO ACERCA DA SEXUALIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: NORMATIZAÇÃO A SERVIÇO DA CONTEÇÃO DA SEXUALIDADE
Autor(es): CHIMITI, Dayenne Karoline
BRAGA, Eliane Rose Maio
GALLO, Alex
Resumo: Para o Parâmetro Curricular Nacional (PCN) que enfoca a orientação sexual, a escola deve introduzir e transmitir um conhecimento planejado, organizado e sistematizado multidisciplinarmente a fim de ampliar as informações da criança acerca da sexualidade. Nesse sentido, o documento afirma que as disciplinas de Educação Física e Ciências oferecem temática e ambiente propícios a consecução da proposta. Partindo destes pressupostos, o objetivo deste trabalho é de traçar uma discussão que analise as propostas contidas nos PCNs de Orientação Sexual, Educação Física e Ciências, sua possível inter-relação e concretização. Para que se alcancem os objetivos, utilizar-se-á como metodologia a análise do discurso, com ênfase nas relações de poder em torno da sexualidade, instituídas no campo escolar. Ante o exposto, concluí-se que os PCNs analisados procuram, pela colocação da sexualidade em discurso, fomentar uma forma sutil de controle sobre os indivíduos, utilizando-se de mecanismos e práticas que visam produzir sujeitos autodisciplinados, no que se refere a sua individualidade sexual.
Palavras-chave: Parâmetros curriculares nacionais
Orientação sexual
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6540
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dayenne_karolina_chimiti.pdf237.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.