EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6537
Tipo: Artigo de Evento
Título: EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS CONTÁBEIS: MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS NO PERFIL DE PROFISSIONAIS E NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Autor(es): CONCEIÇÃO, Daniela de Mello
TEIXEIRA, Heloise Manica Paris
Resumo: As empresas vivem em um ambiente de intensa competitividade, orientadas pela informação e pelo conhecimento. Com a grande competição mercadológica surge a necessidade das organizações estarem supridas de informações internas e externas para a tomada de decisões. Tais informações devem ser de qualidade, relevantes, de confiança e em tempo hábil. Para suprir essa necessidade, atualmente as empresas podem contar com o auxilio dos Sistemas de Informação Contábeis (SIC). A Contabilidade é um sistema de informação muito rico para a administração de qualquer negócio, pois é responsável pela movimentação patrimonial e financeira. O papel do contador também é fundamental para que a empresa atinja seus objetivos. Com a evolução dos SIC, este profissional ganha um novo papel, o de prover vantagem competitiva por meio de seu conhecimento. No presente trabalho pesquisa-se a importância das informações fornecidas pelos Sistemas de Informação Contábeis no processo decisório das organizações e também a nova realidade das atividades desenvolvidas pelo profissional contábil. O desenvolvimento desta pesquisa é fundamentado em um estudo teórico de documentos disponíveis na literatura tais como, dissertações, teses, artigos científicos, etc. Os principais temas abordados são: o perfil do profissional contábil atual; tecnologia de informação; sistemas de informações contábeis; contabilidade financeira e gerencial; nota fiscal eletrônica e os diversos serviços contábeis realizados por meio da Internet. Por meio das pesquisas realizadas, verifica-se que é de grande importância que os sistemas contábeis disponibilizem informações de maneira clara para que os gestores possam entendê-los e utilizá-los nas tomadas de decisões para assim proporcionar um melhor desenvolvimento da empresa. O sucesso nos resultados de implementação de novas tecnologias exige algumas mudanças na organização, sendo que a principal delas é que todos os funcionários devem estar preparados para utilizar a nova tecnologia. O profissional contábil não deve apenas ter conhecimentos técnicos de contabilidade, mas sim estar sempre aprendendo sobre as novas técnicas de gestão, e para isso é necessário atualização profissional contínua. A intensificação da pesquisa científica constitui-se em um fator fundamental para que a informática possa ser ajustada às necessidades da empresa e do profissional contábil.
Palavras-chave: Tecnologia de informação
Sistemas de informação contábeis
Gestão de empresas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6537
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniela_de_mello_conceicao.pdf215.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.