EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6534
Tipo: Artigo de Evento
Título: PREVALÊNCIA DE OBESIDADE EM MULHERES NA TERCEIRA IDADE PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA EM ACADEMIAS DE MARINGÁ/PR.
Autor(es): OLIVEIRA, Daniel Vicentini de
SILVA, Elizabeth Vieira da
KRAVCHYCHYN, Cláudio
Resumo: Os benefícios fisiológicos resultantes de uma prática regular de exercícios físicos sistematizados têm sido considerado fator de importância para a procura por atividades ligadas à ginástica de academias por mulheres da terceira idade, que segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) compreende a faixa etária acima de 60 anos em países em desenvolvimento, e acima dos 65 em países desenvolvidos. Atualmente, a hidroginástica tem sido uma modalidade bastante procurada por esta clientela, sendo indicada por estimular os sistemas músculo-esquelético e cardio-respiratório de forma satisfatória, bem como pela ausência total de impactos e com uma boa auto-regulação de cargas causada pela prática em ambiente líquido. O Trabalho tem como objetivo verificar os índices de massa corporal para estabelecimento de um perfil de indivíduos praticantes há mais de 6 meses em academias da cidade de Maringá – Paraná, segundo as seguintes categorias: abaixo do peso, peso ideal, sobrepeso e obesidade. Osíndices obtidos foram: abaixo do peso: 8,8%; peso normal (padrões de saúde): 52,1%; sobrepeso: 12,1%; obesidade: 27%. Percebeu-se que o percentual mais contemplado foi o que acusou a normalidade em relação aos padrões de saúde, fato considerado satisfatório.
Palavras-chave: Hidroginástica
IMC
Idoso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6534
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniel_vicentini_de_oliveira2.pdf231.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.