EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6530
Tipo: Artigo de Evento
Título: PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE
Autor(es): CAMBRUZZI, Daiane
MOROZINI, João Francisco
Resumo: Existe uma grande discussão sobre a utilização dos simuladores empresariais enquanto metodologia de ensino no curso de Ciências Contábeis. Esta pesquisa apresenta a problemática de que os simuladores empresariais nada mais são do que um exercício seqüencial de tomada de decisões, estruturado em modelo de conhecimento empresarial. O objetivo dessa pesquisa é propor uma metodologia para ensino-aprendizagem da Contabilidade, desenvolvida por meio de um diagrama de possíveis situações e fatos contábeis que ocorrem no dia a dia das empresas. Para o desenvolvimento de ações que visem a melhoria do ensino-aprendizagem é fundamental o conhecimento dos fatores que influenciam esse processo. A pesquisa também buscou evidenciar quais são os fatores que mais influenciam e dificultam esse processo, na opinião dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do CentroOeste – UNICENTRO. Sendo realizada uma aplicação de questionário envolvendo os alunos que estão cursando o 1º, 2º e 3º ano. A pesquisa envolveu um total de 241 acadêmicos, dos quais 209 responderam ao questionário, o qual constava de seis questões fechadas. Os principais resultados obtidos através do questionário demonstram que o uso de uma metodologia de ensino que proporciona a participação dos alunos em sala de aula, é um fator determinante para facilitar a aprendizagem. O que dificulta o aprendizado é um ensino voltado ao simples repasse de conhecimento do professor ao aluno. Os discentes têm disposição para se dedicar aos estudos desde que motivados por metodologia de ensino adequada, sendo essa resposta unânime entre os que responderam o questionário.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Metodologia de ensino
Simuladores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6530
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daiane_cambruzzi.pdf45.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.