EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6527
Tipo: Artigo de Evento
Título: O USO DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA FUNCIONAL ASSOCIADO A CINESIOTERAPIA CLÁSSICA NO TRATAMENTO DA ESPASTICIDADE EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
Autor(es): FUSO, Cynthia Caldeira
NONINO, Fabiana
NOWOTONY, Jean Paulus
Resumo: O objetivo do estudo é avaliar a eficiência do uso da Estimulação Elétrica Funcional (FES) associado a cinesioterapia. Participaram desta pesquisa três pacientes, A, B e C, recebendo tratamento cinesioterapeutico, eletroterapia com FES e a associação de ambos, respectivamente. Os pacientes do sexo masculino apresentaram diagnóstico clínico de Acidente Vascular Encefálico e hemiparesia no membro superior esquerdo. Os critérios de avaliação foram quanto ao grau de espasticidade pela escala modificada de Ashworth, grau de preensão, escala adaptada e modificada da Medida de Independência Funcional (MIF), goniometria manual e força muscular do membro comprometido. Com a metodologia utilizada verificou-se que o grau de espacticidade do membro acometido do paciente A obteve melhora de 1 ponto de graduação. O paciente B apresentou grau 3 e o C grau 2 na avaliação e, devido ao curto período de tratamento não foram feitas reavaliações. O grau de preensão do membro superior esquerdo nas avaliações inicial e final o paciente A apresentou grau 2. O paciente B grau de preensão 1 e o indivíduo C grau 2, tendo ambos realizado apenas a avaliação inicial. Na escala de MIF o indivíduo A obteve escore de 35 e na reavaliação escore de 42. O indivíduo B obteve escore de 33 e o C de 73, não sendo feita as reavaliações. As duas avaliações para amplitude de movimento e grau de força muscular do membro acometido do paciente A não apresentaram melhoras significativas. B e C somente foram submetidos à primeira avaliação. No momento somente há resultados parciais.
Palavras-chave: Estimulação elétrica neuromuscular
Exercícios fisioterapeutico
Lesão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6527
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cynthia_caldeira_fuso.pdf234.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.