EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6523
Tipo: Artigo
Título: O FUNCIONAMENTO DA JUSTIÇA CRIMINAL EM MARINGÁ DIANTE DOS CRIMES CONTRA OS COSTUMES
Autor(es): CARGNIN, Cristiane
ROLIM, Prof. Dr. Rivail Carvalho
Resumo: O objetivo nesta comunicação é o de analisar como a capacidade legal das mulheres foi afetada nos processos da justiça criminal na cidade de Maringá, entre 1950 a 1970. Para o encaminhamento do trabalho realizamos uma série de leituras que tratam sobre o funcionamento da justiça no Brasil e da cultura jurídico-penal que orientam o trabalho dos operadores jurídicos. Em seguida, procuramos identificar os autores criminais que diziam respeito aos crimes tipificados no Código Penal de 1940 como contra os costumes. Para uma melhor visualização do corpus documental fizemos um levantamento quantitativo para verificar qual o crime de maior incidência. No tratamento dos dados coletados foi possível identificar os aspectos mais significativos que orientavam a ação dos operadores jurídicos nos tribunais, o funcionamento da justiça criminal na cidade de Maringá nas décadas iniciais da sua formação e também o perfil dos réus e vítimas nos processo criminais.
Palavras-chave: Cidadania
Condição feminina
Justiça criminal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6523
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cristiane_cargnin.pdf226.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.