EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6521
Tipo: Artigo
Título: RESPONSABILIDADE OBJETIVA – CARACTERÍSTICAS E EXCLUDENTES
Autor(es): VIEIRA, Cleusa Maria de Oliveira Resmer
GRÉGIO, Ivo de Jesus Dematei
Resumo: Este trabalho tem por escopo caracterizar a Responsabilidade Civil Objetiva e verificar excludentes de responsabilidade naquelas condutas que a lei expressamente prevê que independentemente de culpa, têm-se a obrigação de reparar o dano. Tratar-se-á da Responsabilidade Civil Objetiva, tendo em vista as características que a diferem da Responsabilidade Civil Subjetiva, posto a última constituir a regra no ordenamento jurídico vigente. Abordar-se-á, portanto, a análise a ser realizada frente a ocorrência de um dano, que apresenta como elementos, apenas a ação ou omissão, o dano e o nexo causal. Diante disto, urge indagar o alcance das excludentes desta responsabilidade, tendo em vista as seguintes questões: os casos em que não se vislumbram culpados frente a ocorrência de um dano; quem, no ordenamento jurídico pátrio responde objetivamente tanto pela ação quanto pela omissão ensejadora do dano; a possibilidade da inversão do ônus da prova; o desempenho dos operadores do direito frente a esta responsabilidade sem culpa, diante dos casos em que se observa a litigância de má-fé e o estado democrático de direito. Neste diapasão, o enfoque será demonstrar as excludentes de responsabilidade, que são fatos capazes de retirar a obrigação de reparar o dano. Atualmente são muitas às atividades que respondem objetivamente, quando na realização destas, ocasionam danos a outrem. No entanto, deve-se ressaltar que a responsabilidade civil objetiva só é aplicada nos casos previstos em lei, pois, trata-se de uma exceção, cuja vítima necessita apenas, demonstrar a ação humana, o nexo de causalidade e o dano. Nesta não se perquire culpa. Muitas são as teorias que visam fundamentar a responsabilidade objetiva, tais como: Teoria do Risco Criado; Teoria do Risco Integral; e a Teoria do Risco Administrativo. A metodologia utilizada será a de fichamento das informações adquiridas nas pesquisas realizadas nos textos legais, Constituição Federal, artigo 37 § 6º, Código Civil, Código de Defesa do Consumidor, doutrinas, jurisprudências entre outros. Posteriormente, os textos serão analisados e relacionados sob a ótica do projeto de pesquisa. A fase seguinte compreenderá a redação e a revisão dos textos com a apresentação oral e escrita do trabalho.
Palavras-chave: Excludentes
Nexo causal
Responsabilidade objetiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6521
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cleusa_maria_de_oliveira_resmer_vieira.pdf205.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.