EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6517
Tipo: Artigo
Título: O ACESSO À JUSTIÇA COMO DIREITO DA PERSONALIDADE NAS RELAÇÕES FAMILIARES
Autor(es): RIBEIRO, Claudia Beatriz de Lima
GALLO, Graziella
GALDINO, Valéria da Silva
Resumo: A família é a célula mater da sociedade e deve ser protegida pelo Estado. O direito de familia acolhe o ser humano desde a fecundação, seu desenvolvimento até sua morte. Estipula diretrizes das relações familiares, regula questões referentes à sua formação, administração e dissolução. Ora regula as relações pessoais, ora disciplina as relações patrimoniais e, em outros momentos assume a direção das relações assistenciais. A afeição e o respeito entre os membros da entidade familiar devem ser desenvolvidos com o objetivo de estreitamento das relações. Os membros da familia são ligados por laços de afeto, entretanto, a complexidade dessas relações muitas vezes leva ao enfraquecimento do relacionamento. É neste momento que se faz necessária a proteção do Estado. A fim de salvaguardar a dignidade dos membros de uma família, a Constituição Federal garante o acesso à justiça a todos os brasileiros, mesmo aqueles que não podem pagar os serviços de um advogado a fim de orienta-los e defender seus direitos perante o judiciário. A função do Poder Judiciário é garantir o direito das pessoas e promover a Justiça, aplicando as leis. O público alvo desta pesquisa foi a comunidade atendida pela Assistência Judiciária Gratuita do CESUMAR e se desenvolveu através da analisa dos atendimentos prestados por esta Instituição.
Palavras-chave: Acesso à justiça
Direitos da personalidade
Relações familiares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6517
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudia_beatriz_de_lima_ribeiro.pdf256.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.